Quem Somos

A BemPescado é uma associação de comércio justo - fair trade - preocupada na implantação de uma Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP) no Ariri, no extremo sul do estado de São Paulo. Procuramos uma abordagem alternativa do comércio baseada na parceria entre produtores e consumidores, com regras justas e transparentes ao meio ambiente, à comunidade rural de pescadores e à produção completa de mariscos e peixes de água doce e salgada da região de Cananéia/SP.

Objetivos

  • O empoderamento familiar e pelo menos 50 famílias​

  • Aumento do emprego e da renda da região em 1/3 da atual

  • A profissionalização da comunidade

  • A educação ambiental

  • Utilização de parte dos lucros da associação para projetos sociais relevantes à região de Cananéia/SP.

Contexto

O Ariri faz parte do município de Cananéia - São Paulo, na costa sul do estado. A maior parte da economia local consiste na captura de peixes e ostras de maneira artesanal, de subsistência.

A maior parte do pescado comercializado no Brasil provém de comunidade como essa. A falta de amparo técnico e logístico para escoar a produção do pescador artesanal colabora para a sua privação financeira. Comunidades tradicionais como essa, então, enfraquecem assustadoramente.

Seus jovens saem dos povoados para oportunidades na cidade, mas sem a qualificação necessária acabam vítimas da desigualdade econômica e o risco de violência.

A proposta do BemPescado é fomentar o desenvolvimento comercial da região - o comércio e a própria manipulação do peixe. Isso promove o desenvolvimento comunitário e a melhora da renda per capita da população, possibilitando a renda até para os que não tem.

A BemPescado é um projeto iniciado pela MEAP - a Associação Evangélica de Assistência aos Pescadores - uma Organização Não Governamental que há 30 anos realiza projetos em várias áreas de desenvolvimento social, ao longo de toda a costa brasileira.

O campo mais antigo onde a MEAP está é o Ariri, e vemos agora a possibilidade de beneficiar a população dessa região com uma equipe técnica de colaboradores altamente capacitada, uma logística integrada à Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP), e devido à sua localização estratégica dos centros urbanos do Sudeste e Sul do Brasil. 

O Que Precisamos

  • Financiadores e pessoas interessadas em investimentos como esse

  • Recursos financeiros para continuarmos desenvolvendo o projeto