Plano de Negócios

  Almejamos por anos iniciar um negócio que desse apoio e financiamento ao pescador artesanal no que ele mais sabe fazer - pescar.

   Nosso alvo envolve aumentar o potencial de produção da região, ensinando o pescador novas técnicas de manejo e cultivo da flora marinha. Queremos iniciar um projeto que se possa dar continuidade, que possa mudar o paradigma da geração jovem da região.

   A BemPescado será preponderante no empoderamento contra o ciclo de exploração comercial que vem se perpetuando por décadas no sul paulista, e parte de seu lucro será dedicada a projetos sociais que desenvolvemos na região.

  1. O mercado anseia por produtos de procedência reconhecida, de qualidade atestada por normas de segurança através de selos de inspeção estadual e federal.

  2. A BemPescado preza por levar sua mercadoria direto do produtor ao consumidor.

Mercado

   O Brasil tem grande potencial de crescimento no segmento da produção do pescado. Nosso país importa mais de 30% do pescado para o consumo.

   O estado de São Paulo é o maior consumidor de pescado no país e o terceiro na sua produção e beneficiamento. Os pescadores artesanais, porém, não possuem a organização e estrutura para fornecer seus produtos em grande escala para os bares e restaurantes urbanos, inviabilizando a venda direta.

Clientes

  • Os bares e restaurantes da capital paulista

  • Instituições de ensino no Vale do Ribeira, onde está estabelecida a Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP).

A BemPescado será o elo entre pescador e clientes, promovendo o escoamento da produção em maior escala, ao mesmo tempo que retornando parte do lucro resultante à própria comunidade do pescador artesanal.

UBP BemPescado

  1. A Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP) está sendo construída a 300 metros da costa do Ariri. Isso porque o beneficiamento próximo ao local da pesca melhora a qualidade do produto, bem como o tempo para o consumo.

 

 

  • 450 metros quadrados de espaço construído​​​

  • 300km de distância de São Paulo

  • Perto de rodovias para o escoamento do produto

  • Frigorífico com capacidade para 20 toneladas de armazenamento

 

 

  • Profissionais treinados e habilitados para lidar com o produto. Todos os que lidam com pesca na região conhecem bem cada espécie de peixe e como manusear o seu tratamento.

  • Equipamentos adequados para o tratar o pescado, como máquina de separação mecânica de espinhas, máquina de embalagens, produção de gelo, balanças digitais...

A BemPescado está na fase técnica da planta de construção, acompanhada pela Secretaria da Defesa Agropecuária da Região do Vale do Ribeira.

Impacto Social

  • Transformação coletiva sobre a miséria e exclusão social

    1. Diminuição​ da evasão escolar

    2. Erradicação da desnutrição

    3. Redução do índice de doenças infecciosas e parasitárias

    4. Enfrentamento às drogas entre jovens da região

    5. Aumento da renda dos associados à BemPescado.

  • Redução expressiva da pesca predatória - através do treinamento e da capacitação

    1. Preservação dos mangues​

    2. preservação dos pesqueiros naturais

    3. Geração de trabalho para os jovens

    4. Aumento do fluxo de turistas na região